22 de fevereiro de 2014

Viver (em) Angola #1

Bom, parece que (infelizmente) fui mais um dos casos de emigração do nosso país. E digo infelizmente não porque não gosto disto (aprendi a gostar), mas porque é realmente triste ser praticamente obrigada a sair do meu país para conseguir uma carreira depois de ter estudado 15 anos.
Lamentações e crise portuguesa à parte, estou em Angola... e a aventura começa bem antes de se entrar no avião, passo a explicar porquê:

- Primeiro contas à tua família que decidiste ir viver para Angola, e ouves "Mas tens lá trabalho de certeza?", "Então e onde é que vais viver?", "Mas é seguro?", "Um dia mandam de lá os portugueses todos embora à catanada!", "Pensa bem nisso."

- Depois contas aos teus amigos que decidiste ir viver para Angola, e aí já é do género "Tu és maluca! Fogo, não era eu!", "Mas tens a certeza?".

- Ultrapassadas todas estas questões, a decisão está tomada, e vais à consulta do viajante. Aí levas 5 vacinas num dia e o seguinte discurso (isto é apenas um excerto, o discurso integral é demasiado agressivo) : "A malária existe, a malária mata. O dengue existe, o dengue mata (...) Andar de manga curta depois do pôr do sol é para gente estúpida, é a pior hora para os mosquitos. Tomar banho de boca fechada, lavar os dentes só com água engarrafada. Não se come saladas, nem ovos, nem fruta, nem marisco. Carne e peixe só bem cozinhados.". 

Confesso que nesta última fase pensei duas vezes, mas não recuei na decisão. E hoje quero exactamente começar a escrever sobre Angola para desmistificar muitas destas coisas. 

É tudo uma questão de hábito e o segredo está em não fazer comparações: Portugal é Portugal e Angola é Angola. São países completamente diferentes, desde a cultura, ao estilo e nível de vida, ao clima...tudo. Temos em comum a língua, o que facilita claro, mas nada mais. Não podemos esperar ter aqui o mesmo estilo e nível de vida que em Portugal.
E foi assim que aprendi a gostar, foi a ver e viver Angola como é, e não com base nas comparações com Portugal. 

Isto foi apenas o primeiro post sobre este tema, há tanto que vos quero escrever e mostrar, mas fica para o próximo "Viver (em) Angola".


P.S.: Eu ando de manga curta depois do pôr do sol, como ovos e fruta (a melhor fruta que já comi na vida). Sou uma rebelde!

4 comentários:

  1. O discurso parece quase uma tentativa de persuadir as pessoas a desistirem da viagem.
    Se fosse comigo também iria ficar reticente, e a pensar 'então mas que raio posso eu fazer/comer sem correr o risco de esticar o pernil?'
    E tens de tomar banho de boca fechada? A água canalizada é contaminada? Explica-me, que tenho dúvidas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que tudo é muito dramatizado, a realidade aqui nao é assim tão má como pintam antes da viagem. Daí eu querer escrever e retratar o verdadeiro quotidiano aqui, este foi só o primeiro post. Quanto à água...pode apanhar-se febre tifóide e mais outras coisas agradáveis :)

      Eliminar
  2. Gostei do blog e segui .3 podes dar uma olhada no meu? .3

    ResponderEliminar
  3. Muito boa sorte nesta fase da tua vida, que pelo que parece até estás a gostar. :) Também acho que não é assim tão mau como pintam, é um exagero da parte das pessoas. Conheço algumas pessoas que estão lá e gostam de lá estar, é tudo uma questão de hábito. O pior mesmo é estar longe da família.
    Beijinhos
    PS: adorei o teu nome, Babel :p

    ResponderEliminar